ESPAÇO AMOREIRAS
Contrariando a imagem criada pela justaposição de diferentes frentes de loja que caracterizava o antigo Centro Comercial 7ª Avenida a proposta para a sua reconversão em Centro Empresarial resulta da procura de uma imagem de fachadas interiores unificada, independente do utilizador de cada escritório, fazendo valer sobre a diversidade de empresas uma imagem de conjunto.
Procurou-se trazer para os interiores um linguagem de espaço urbano - a criação de planos de fachada nos limites do espaço central formalizou-o como Praça, atribuindo-lhe um carácter agregador e de confluência de todos os que utilizam este espaço.
A disposição dos objectos que complementam esta Praça Central permitiu criar em si zonas de maior convívio ou privacidade, situações comuns a todos os espaços urbanos.
A utilização do vidro como material principal nas fachadas interiores apareceu como resposta imediata uma vez que era condição fundamental que os espaços interiorizados dos escritórios fruíssem da iluminação natural de que beneficia o espaço central através das grandes clarabóias centrais.
Uma pesquisa aturada permitiu encontrar uma solução de vidro que não só respondesse a diversas questões técnicas mas que também garantisse alguma privacidade aos espaços de trabalho. As variações de cor e tons dos vidros transparentes em contraponto com as superfícies de vidro opaco pretas e o uso de alcatifa nos espaços comuns resultaram num ambiente diferenciado.
Dados tecnicos:.
Arquitectura de interiores
Lisboa
2008 - 2011
Ana Costa, Mafalda Lacerda
CLIENT: The Edge Group
PHOTOGRAPHS: FG + SG