Liberdade 238
A Avenida da Liberdade tem sobrevivido a uma certa "desordem" arquitectônica graças à regra e qualidade do espaço público. O quarteirão onde está inserido este edifício é dos últimos onde se reconhece a escala e o detalhe característicos das fachadas da Avenida dos finais do séc. XIX.
A Avenida da Liberdade, marca uma nova era urbanística, foi dimensionada segundo padrões europeus - um amplo e moderno Boulevard ao estilo parisiense - de modo a servir as vivências da classe burguesa, criando novos espaços de lazer e representação. Também as fachadas assumem uma imagem mais eclética e ostensiva, mais moderna e vistosa, liberta dos padrões pombalinos, e que responde aos desejos de uma burguesia ascendente. A partir de 1930, houve demolição de prédios e palacetes mas subsistiu o essencial do projecto urbanístico de Ressano Garcia.
No identificado lote, em avançado estado de degradação, permanecem as ruínas do edifício anteriormente existente, destruído por um incêndio ocorrido há já alguns anos. No presente projeto propõe-se a construção de um edifício de habitação, com tipologias que se consideram adequadas ao contexto. O programa proposto tem um estatuto de qualidade que pressupõe uma especial atenção à imagem e integração na envolvente que permanece como memória da Avenida da Liberdade e teve como princípio fundamental a recuperação da fachada sobre a Avenida.
Os pisos térreos com frente para a Avenida da Liberdade, na continuidade do que é hoje o comércio "prime" de Lisboa, serão ocupados por lojas de grandes marcas internacionais. O edifício será composto por dois volumes, um com a fachada a reabilitar virada para a Avenida da Liberdade, e o outro com entrada pela Rua Rodrigues Sampaio, terá uma nova fachada no alinhamento do arruamento. Estes dois volumes serão separados por um pátio, sobre o qual existirá um jardim vertical com a altura total do edifício.
Dados técnicos:.
Localização: Lisboa
Data: 2014
Client: ESPROPERTY - Espírito Santo Property, S.A
Arquitectura: Ana Monteiro da Costa, Maria Carvalho, Mafalda Lacerda, Matilde Archer
Imagens 3D: 1825
Fotografias: FG + SG