Edifício Senador Dantas
Localizado no centro do Rio de Janeiro e rodeado de edifícios representativos como o Teatro e a Câmara Municipais, o Banco do Brasil, a Biblioteca, o Museu Nacional de Belas Artes ou o Edifício da Petrobras, a proposta de Reabilitação para este edifício pretendia criar mais uma referência, oferecendo-lhe uma identidade exclusiva. Havia vontade que fizesse parte da mesma "paisagem cultural" que pertencesse à mesma centralidade.
O edifício existente era indiferenciado e optámos por lhe dar um novo "corpo".
Tirando partido da sua estrutura, acentuámos a verticalidade alternando superfícies lisas texturadas, alterá¡mos o ritmo e dimensões dos vãos, transformando a escala e proporções. Vestimo-lo com uma nova pele reverberante e refletora, que o tornava mais ou menos presente conforme a hora do dia e a variação de incidência de luz. Os materiais escolhidos foram o vidro, o metal cromado e um azulejo prateado tridimensional desenhado especificamente para o projeto.
Foi proposto um novo programa de ocupação e as opções tomadas para o exterior estenderam-se para o Lobby, tornando-o um espaço de representação, com um duplo pé direito e uma malha metálica cromada que relacionava os vários espaços comuns, a entrada com o foyer. Desenhou-se um auditório com uma grande Janela, possibilitando que a Rua se transformasse em cenário, que pudesse estar presente em palco.
Dados técnicos:.
Arquitectura
Rio de Janeiro
2013
Ana Costa, Maria Carvalho, Matilde Archer, Vítor Quaresma
CLIENT: Walter Torre
3D: 1825 Empreiteiros Digitais - Luca Martinucci